Remate, marcado para o dia 3 de abril e chancelado pela ABCCA, promete agitar o cenário da raça no Brasil
O mercado do Cavalo Árabe no Brasil se prepara para um evento de destaque: o 2º Leilão RFI e JQ, que acontecerá no dia 3 de abril, a partir das 20h, com a chancela da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA). O leilão promete reunir o que há de melhor em termos de genética e potencial esportivo, fruto da união de dois renomados criatórios do país: o RFI Arabians, localizado em Itapetininga (SP), e o Haras dos Faveiros, reconhecido pelo sufixo JQ, situado em Três Lagoas (MS).
Com 25 lotes em oferta, os animais selecionados para o evento possuem pedigrees e fenótipos excepcionais do Cavalo Árabe, destacando-se tanto para reprodução quanto para o esporte. A qualidade das criações RFI e JQ é evidenciada, sobretudo, pela excelente conformação e movimentação dos animais, conferindo-lhes uma extraordinária aptidão para atividades esportivas.
Um dos grandes atrativos do 2º Leilão RFI e JQ é o pré-lance diferenciado, já liberado a partir desta quarta-feira (27/03) no site da Criar Leilões. Os participantes que vencerem os pré-lances desfrutarão de um desconto de 8% sobre o valor final do animal, incentivando uma participação robusta e uma disputa acirrada pelos exemplares disponíveis. O leilão terá transmissão ao vivo pelo canal no YouTube da ZRTV.
Sobre a criação RFI
Rodrigo Foz Forte, titular do RFI Arabians, destaca que o haras mantém atualmente um programa de criação intensivo, contando com mais de 120 animais. Como resultado desse compromisso, a cada dois anos, é realizada uma seleção criteriosa de exemplares. “Criar também significa vender e isso não significa que nós estamos vendendo animais de baixa qualidade, pelo contrário. Um programa de criação amplo nos permite colocar à disposição do mercado sempre animais de excelente qualidade, que podem ajudar outros criadores a terem as suas próprias criações reforçadas através de sangues e de famílias do RFI que são reconhecidas no Brasil e no mundo. Famílias de excelente qualidade, tanto maternas quanto paternas”, ressaltou Rodrigo Forte.
Em destaque no leilão, o titular do RFI Arabians revelou a presença de três filhas do RFI Maktub, um dos principais reprodutores da criação brasileira. “Trata-se de um grande raçador do Cavalo Árabe. Então, nós estamos disponibilizando três excelentes filhas do Maktub [Lotes 1, 2 e 3], existem raríssimas filhas dele à disposição no mercado, porque são fêmeas reconhecidamente muito fortes na reprodução, mães de campeões nacionais e avós de campeões nacionais. É uma oportunidade bastante rara de se adquirir filhas do Maktub”.
Para os interessados, Forte incentivou a visita ao site da Criar Leilões para conhecer melhor os animais tanto da RFI quanto da JQ que serão disponibilizados no remate. “Fica meu convite aí para que todos acompanhem, porque temos muitas oportunidades de aproveitar sangues fantásticos dessas duas criações que somam, juntas, 70 anos de criação do Cavalo Árabe”, concluiu o Forte.
Convidando os criadores a participarem do leilão, o Dr. Queiroz enfatizou: “Esse é o convite que eu gostaria de fazer para todos os criadores, porque realmente nós estamos disponibilizando para o mercado aquilo que nós gostaríamos de comprar. São animais de muita significância, de genética, beleza e morfologia”, finalizou
O pregão uma promoção da Criar Leilões, com a batida do martelo de Dudu Vaz e transmissão ao vivo pela TV Criar e ZR TV.
Para mais informações sobre os lotes acesse Criar Leilões e com os assessores Leopoldo Coutinho (19)99793-7963 Marcelo Jubarn (11)97569-0575.